Hérnia é um escape parcial ou completo de um ou mais órgãos através de um orifício que foi aberto por mal formação ou enfraquecimento das camadas de tecido protetor dos órgãos internos. Uma hérnia pode ocorrer em diferentes partes do corpo. Depois de entender o que é hérnia, vamos entender melhor esse assunto abaixo.
Tipos Hérnia
Existem diversos tipos de hérnias abdominais:
- Hérnia inguinal
- Hérnia epigástrica
- Hérnia umbilical
- Hérnia de hiato
- Hérnia incisional
- Hérnia diafragmática
Outros tipos de hérnias não abdominais:
- Hérnia cerebral
- Hérnia de disco
Causas Hérnia
Não há causa óbvia para o aparecimento de uma hérnia. Alguns são o resultado de muito peso ou esforço. Outros podem existir desde o nascimento do paciente, mas a protuberância pode ser imperceptível por muitos anos. Hérnias também podem ocorrer em bebês e crianças. Isso acontece quando a membrana que cobre os órgãos abdominais não fecha adequadamente antes do nascimento.
Fatores de risco Hérnia
Confira alguns fatores de risco para o surgimento de hérnia
- Constipação crônica e esforços de evacuação
- Tosse crônica
- Fibrose cística
- Próstata aumentada e esforço urinário
- Excesso de levantamento de peso
- Excesso de peso corporal
- Péssima alimentação (não saudável)
- Fumo
- Esforço em excesso
- Os testículos que não desceram
Sintomas Hérnia
Os sintomas da hérnia variam de acordo com o tipo, mas existem alguns sinais comuns bastante importantes:
- Inchaço na área afetada, quando é pequena
- Dor na área afetada
- Náusea
- Vômito
Diagnóstico e exames
Consulte um especialista assim que suspeitar que seus sintomas estão relacionados a uma hérnia. Mas cuidado, as pessoas geralmente pensam que toda dor na parte inferior do abdômen é uma hérnia, geralmente depois que ganham algum peso. Na maioria dos casos, no entanto, não é uma hérnia, porque a ocorrência de inchaço é a principal característica.
Consulte um médico imediatamente se notar um inchaço no abdômen, mesmo que não seja acompanhado de dor.
Na consulta médica descreva todos os seus sintomas e mostre os pontos de dor ao médico. Faça todas as suas perguntas e verifique se você está preparado para qualquer dúvida que seu médico possa fazer. Veja alguns exemplos:
- Quando a dor começou?
- Qual a intensidade da dor?
- Você fuma quantos cigarros por dia?
- Você segue uma dieta específica? Como está a sua alimentação?
- Você pratica exercícios físicos? Você faz muito esforço?
- Existe uma medida que alivia ou agrava a dor?
Um médico pode confirmar a presença de uma hérnia durante o exame físico. O local tende a aumentar quando tossir, dobrar, levantar ou trabalhar demais. A hérnia (protuberância) pode não ser aparente em bebês e crianças, a menos que esteja chorando ou tossindo. Em casos raros, pode ser necessário um ultra-som para que o médico possa encontrar a hérnia inguinal.
Tratamento
Cirurgia tradicional
A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia. A cirurgia de hérnia é uma das operações mais comumente executadas em todo o mundo. Apresenta um risco muito baixo de complicações e pode representar um risco maior para pacientes com problemas médicos graves. A cirurgia geralmente é indicada nos casos em que a hérnia causa dor ou aumenta de tamanho.
Cirurgia laparoscópica
Em vez de cirurgia aberta, algumas hérnias podem ser reparadas usando laparoscopia. A vantagem é que uma pequena câmera é inserida através de pequenas incisões cirúrgicas, permitindo ao paciente uma recuperação mais rápida e indolor.
Outros tratamentos
O médico também pode prescrever alguns analgésicos para aliviar a dor causada pela hérnia.
Uma hérnia tem cura?
O resultado é geralmente bom, desde que o paciente realize o tratamento de hérnia recomendado pelo médico. As recorrências são raras e estão entre 1 e 3%.
Prevenção
Tome algumas medidas importantes para evitar o aparecimento de uma hérnia. Confira:
- Use as técnicas corretas de levantamento de pesos
- Perca peso se estiver acima do peso
- Alivie ou previna a constipação ao comer alimentos ricos em fibras, beber bastante líquido, ir ao banheiro assim que lhe apetecer e se exercitar regularmente
- Os homens devem procurar aconselhamento médico se tiverem que fazer um esforço para urinar. Este pode ser um sintoma aumentado da próstata.
Fontes:
https://www.minhavida.com.br/ saude/temas/hernia