BRAQUIALGIA: O QUE É?

A braquialgia é uma síndrome dolorosa em uma ou ambas as extremidades superiores (braços). Quase sempre começa na coluna cervical e também afeta o pescoço, ombros e parte superior das costas. É também chamado braquialgia cervical.

Causas

A causa mais comum de braquialgia é uma hérnia de disco em um dos discos da coluna cervical, geralmente entre as 5, 6 e 7. ou 8 vértebras cervicais ou alterações articulares entre elas. Nos idosos, geralmente ocorre uma diminuição nos espaços intervertebrais devido à degeneração do disco entre as vértebras ou artrite da coluna vertebral e a presença de osteófitos (formações ósseas que se desenvolvem na coluna vertebral e são popularmente conhecidas como “bicos de papagaio”. Saiba mais sobre essa doença (link)). As causas da braquialgia são geralmente benignas, mas pode haver tumores ósseos raros na coluna cervical que comprimem as raízes nervosas e causam dor.

Sintomas

Dor intensa é mais comum em um braço, mas pode ser menos comum em ambos os braços. Dependendo da natureza e extensão do problema, dormência, fadiga muscular, folga, fasciculação, diminuição da sensibilidade tátil, perda de força e reflexo, má coordenação muscular, dor nas mãos e, em alguns casos, sintomas concomitantes podem ocorrer. Ainda pode apresentar dor no pescoço e parte superior das costas. Nos casos mais graves e persistentes, pode ocorrer atrofia muscular com força reduzida. A maioria das dores será apenas de um membro, a menos que a coluna cervical seja mais afetada. O início da dor pode ser abrupto ou lento e progressivo, mas atinge seu máximo em horas ou dias e pode ocorrer após movimentos repentinos ou inesperados. 

Diagnóstico

A braquialgia é diagnosticada pelo histórico médico do paciente, exame físico e imagem da coluna cervical como, por exemplo, radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento da braquialgia depende de suas causas. No entanto, o tratamento sintomático deve incluir períodos de descanso, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e, possivelmente, cirurgia. O descanso não precisa necessariamente estar na cama, o que geralmente agrava a dor.

Prevenção

  • Sempre tente manter uma postura correta. Por exemplo, tente manter sua cabeça erguida em tarefas como trabalhar no computador;
  • Tente manter os ombros relaxados;
  • Tente não dormir com travesseiros muito altos ou muito baixos;
  • Se você precisar executar tarefas que predispõem à braquialgia, procure fisioterapia preventiva.

Fonte: http://www.valeriafigueiredocursos.com.br/voce-sabe-o-que-e-braquialgia-e-como-ela-pode-ser-evitada-/b

AGENDAMENTO ONLINE. MARQUE SUA CONSULTA AGORA MESMO.

CENTRAL DE AGENDAMENTO:

+55 (11) 96971-1572

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”

Responsável Técnico: Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira CRM: 123.161

Share This
1
Olá, tudo bem?
Como podemos Ajudar?
Powered by