[SINTOMAS] CIATALGIA OU NERVO CIÁTICO: O QUE É?

Você sabia que a dor no nervo ciático atinge cerca de 6% da população atualmente? Além disso, é mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Normalmente é uma dor persistente, mas com uma intensidade variada, que pode ser acompanhada de dormência, formigamentos, sensação de agulhadas e também de fraqueza muscular.

Vamos entender melhor como funciona esse sintoma?

O que é nervo ciático?

O ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele se forma pela face posterior do quadril, descendo por trás da coxa e do joelho de cada perna alcançando o dedo maior do pé (hálux). É o responsável em grande parte pela inervação motora, sensitiva e das articulações de todos membros inferiores.

Como qualquer parte do corpo, o ciático também pode ser acometido, gerando muita dor. Geralmente acomete homens e mulheres e sua frequência aumenta com o envelhecimento, uma vez que com o passar do tempo as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo um desgaste que pode afetar tanto a medula espinhal quanto as raízes que dão origem aos nervos.

Sendo assim, a dor ciática, também chamada de ciatalgia, é provocada principalmente pela compressão, irritação ou inflamação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e formam o nervo ciático. Logo, a dor ciática pode ser considerada mais um sintoma do que a própria doença em si. 

Causas

São consideradas causas importantes para a compressão do nervo ciático e origem do processo de dor: 

  • Hérnia de disco;
  • Traumas;
  • Tumores; 
  • Síndrome do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa (é um espasmo muscular que comprime o nervo ciático);
  • Osteoartrite;
  • Estenose da coluna lombar (é um estreitamento do canal vertebral e consequente desgaste das estruturas da coluna), deslizamento de  vértebras devido a fraturas por pressão (espondilolistese).

Sintomas

Confira os sintomas característicos da dor ciática, que necessariamente não ocorrem ao mesmo tempo:

  • Dor que vai da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna;
  • Aumento da dor na perna com espirro, tosse ou estiramento da coluna;
  • Redução da força muscular;
  • Perda de sensibilidade ou redução dos reflexos na região afetada;
  • Aumento da dor com ao elevar o membro inferior esticado caso o paciente estiver deitado.

Vale lembrar que os sintomas da compressão do ciático podem variar muito, estar ou não associados à dor lombar e, em geral, podem piorar à noite.

Diagnóstico

É necessário realizar o levantamento da história clínica do paciente e fazer o exame físico para identificar as raízes nervosas comprometidas. Isso é de importância para o diagnóstico da ciatalgia. Dependendo do caso, exames de imagem como, por exemplo, raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem fornecer dados que ajudam a confirmar o diagnóstico e a definir o tratamento.

Tratamento

O tratamento para a dor ciática tem como objetivo identificar e corrigir as causas responsáveis pela compressão desse nervo. Em casos de crises agudas, são recomendados medicamentos como, por exemplo, analgésicos e anti-inflamatórios, uma vez que ajudam no alívio da dor. 

Além disso, fisioterapia ativa e passiva, perda de peso, reeducação postural e prática de atividade física, como caminhadas e alongamentos, respeitando as limitações de cada paciente, são medidas fundamentais para promover a descompressão do nervo e também como para prevenir as crises. A cirurgia só deve ser indicada em casos especiais e devidamente avaliados pelo médico especialista.

Recomendações

  • Não suspender as sessões de fisioterapia logo que a crise dolorosa tenha aliviado;
  • Peça orientação do médico especialista para praticar exercícios físicos que ajudem a fortalecer a musculatura de todo o corpo;
  • Busque manter a postura correta, especialmente quando houver necessidade de permanecer sentado ou em pé durante um longo tempo;
  • Flexione os joelhos sempre que for erguer um peso do chão;
  • Evite usar sapatos com saltos excessivamente altos;
  • Não faça movimentos bruscos com a coluna vertebral que possam favorecer o pinçamento dos nervos;
  • Prefira deitar de costas com um travesseiro debaixo dos joelhos ou de lado ou com um travesseiro entre as pernas.

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/dor-ciatica-ciatalgia/

AGENDAMENTO ONLINE. MARQUE SUA CONSULTA AGORA MESMO.

CENTRAL DE AGENDAMENTO:

+55 (11) 96971-1572

WhatsApp: +55 (11) 93232-9000

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”

Responsável Técnico: Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira CRM: 123.161

Abrir conversa
1
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem?
Como podemos Ajudar?